A língua portuguesa é muito importante para nós e temos de dominá-la bem.
A. Leitura
Um dos aspectos constantes da avaliação é a leitura.
A cada bimestre há, pelo menos, um livro para ler. Há alguns passos a serem seguidos, para que você operacionalize essa leitura:
1) realize a leitura aos poucos, sem deixá-la para os últimos dias do bimestre, com a desculpa de que "só assim não se esquecerá do conteúdo";
2) leia capítulo por capítulo;
3) pesquise o significado do vocabulário novo, para que haja compreensão e fixação das partes principais da história lida;
Independentemente da leitura do bimestre, é importante você exercitar constantemente sua leitura oral. Como?
a) Treine. Leia em voz alta, em ambiente fechado ou ar livre! Isso ajudará sua pronúncia e entonação correta, obedecendo a pontuação;
b) Use um gravador, sempre que possível, para corrigir suas falhas de pronúncia, entonação, etc.
B. Interpretação de Texto
Para uma boa interpretação de texto:
1) leia a primeria vez para conhecer o conteúdo;
2) releia, lentamente, parágrafo por parágrafo;
3) grife as palavras desconhecidas e procure o seu significado no dicionário;
4) sintetize, oralmente, o que leu;
5) responda às perguntas, porventura existentes, no final do texto.
C. Escrita
A escrita é outro aspecto da avaliação, em Português.
Lembre-se: ela é utilizada em todas as disciplinas, portanto, é importante que você:
1) escreva com capricho, ordem e corretamente nos exercícios de todas as disciplinas, pois escrever corretamente é TREINO E HÁBITO;
2) organize seu pensamento e esquematize o assunto, observando: início, desenvolvimento e conclusão, partindo de "palavras chaves";
3) cuide dos parágrafos, margens, uso de letras maiúsculas, pontuação;
4) aplique as regras gramaticais, que orientam a maneira correta de escrever;
5) não rasure ou borre o trabalho;
6) releia a redação antes de passá-la a limpo e antes de entregá-la ao professor.
D. Gramática
Realize a fixação da gramática através de exercícios. Para isso:
1) leia, atentamente, o enunciado para não fugir do que é pedido;
2) faça os exercícios de classe, solicitando ajuda do professor sempre que precisar;
3) corrija tanto os exercícios realizado em casa, como os feitos em classe, para que estejam todos certos, seja no caderno ou no livro;
4) faça o maior número de exercícios;
5) transcreva, no caderno, os exercícios do livro que tenham um espaço muito pequeno para resposta;
6) organize suas tarefas com capricho.
Fonte: Diário Pedagógico/Gráfica e Editora Positiva Ltda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário